A confiança é a base de todos os relacionamentos. Por isso, culturas e líderes que, ao invés de cultivarem a confiança, estabelecem mecanismos de controle em nome da produtividade não irão gerar engajamento, saúde mental da equipe e valor para os stakeholders a longo prazo.
Segundo uma pesquisa realizada nos EUA pela empresa Visier, 83% dos funcionários admitem fingir trabalhar parte do dia para se mostrarem ocupados. O estudo apontou, por exemplo, que trabalhadores de empresas que utilizam ferramentas de fiscalização das suas atividades são cinco vezes mais propensos a fingir que trabalham do que funcionários em companhias que não as aplicam.
Outros estudos da Great Place to Work, empresa global que avalia a cultura organizacional e o ambiente de trabalho em todo o mundo, também comprovam que as empresas que cultivam a confiança têm maior retenção de talentos, maior satisfação dos funcionários e maior produtividade.
O escritor Stephen Covey, mundialmente conhecido pelo livro “Os 7 hábitos de pessoas altamente eficazes” e outras obras referências em eficácia e liderança, enfatiza que sem a confiança as relações são frágeis e propensas a conflitos.
A importância da liderança
A base da confiança para o líder é acreditar no potencial humano, começando com acreditar no próprio potencial e isso se conquista com autoconhecimento e desenvolvimento atrelado a propósito.
“Líderes que acreditam que desenvolver pessoas é investir em fonte abundante de criatividade, inovação e oportunidade para todos, geram ambientes em que os problemas se repetem pouco porque as pessoas estão verdadeiramente engajadas”, ressalta Juliana de Souza, que atua com diálogos de transformação de equipes e resultados e é trainer da Interhunter Academy.
Por que olhar para a confiança
Se há confiança, os colaboradores se sentem seguros para expressar suas opiniões, contribuir com ideias e se comprometer de verdade com os objetivos da empresa. “Quando uma organização é reconhecida por ser confiável, sua reputação melhora, atraindo clientes, parceiros e talentos”, diz Juliana.
A confiança permite ainda que as empresas evitem excesso de burocracia e controle excessivo. “Quando os líderes confiam em suas equipes, eles se comunicam de forma transparente e podem delegar responsabilidades de forma clara”, acrescenta Thais Gonzales, especialista em comunicação assertiva e trainer da Interhunter Academy.
As traineres Thais Gonzales e Juliana de Souza listaram 10 ações para cultivar um ambiente de confiança que atrai clientes e talentos.
Confira!
- Comunicação transparente: estabeleça uma cultura de comunicação aberta e honesta. Compartilhe informações relevantes sobre as estratégias, desafios e conquistas;
- Feedback de aprendizagem: crie um ambiente onde os funcionários se sintam seguros para fazer perguntas, expressar as suas preocupações e, principalmente, possam aprender com seus acertos e erros;
- Empatia: desenvolva nos líderes e nas equipes a escuta ativa e a conexão com sentimentos e necessidades. A empatia é uma habilidade que precisa ser abordada constantemente, assim como a vulnerabilidade;
- Honestidade: seja consistente nas promessas feitas. Quando os líderes mantêm a sua palavra, ganham respeito e confiança;
- Desenvolvimento: invista nas pessoas. Ao oferecer treinamentos e oportunidades de crescimento, mostrará compromisso em ajudá-las a alcançar seu potencial máximo;
- Trabalho em equipe: incentive a colaboração e o apoio mútuo;
- Valores: uma cultura de valores sólidos ajuda a guiar as ações de todos, reforçando a confiança em torno de uma visão compartilhada. Organize dinâmicas e diálogos para abordar os valores;
- Reconhecimento: celebre as conquistas individuais e em equipe, reconheça os esforços. Essa atitude positiva cria um senso de motivação para continuar a se dedicar;
- Erros: aceitar e corrigir os erros rapidamente é melhor do que coibir qualquer erro;
- Respeito: garanta que todos sejam tratados com respeito.
Se a sua empresa que fortalecer a cultura e implementar essas e outras ações, converse com a nossa equipe e conheça os nossos treinamentos focados em cultura, liderança e comunicação.
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