Na reta final de 2023, é crucial que o RH das organizações olhe para o futuro e comece a traçar estratégias para um 2024 de sucesso. A chave para se destacar no próximo ano está em investir não apenas em metas e objetivos claros, mas também no desenvolvimento contínuo da equipe.
Você sabia que as empresas americanas investem, em média, 44 horas de treinamento por funcionário no ano? As europeias dedicam 36 horas para cada colaborador. É o que mostra uma pesquisa conduzida pelo LinkedIn em 2022.
Educação corporativa segue como tendência
Outra análise realizada pela Deloitte em 2023 mostra que as companhias que investem fortemente em treinamento apresentam uma performance 34% superior em relação àquelas que não o fazem.
A educação corporativa, com foco no lifelong learning (aprendizagem ao longo da vida), é fundamental para desenvolver competências e habilidades necessárias para enfrentar os desafios atuais e futuros.
“No dia a dia, vemos que as organizações que capacitam seus times geram maior senso de pertencimento, conexão nas equipes e, consequentemente, conseguem a retenção de talentos e resultados. Também registram aumento na produtividade e satisfação do cliente”, diz Glaucia Benvegnú, diretora de relacionamento da Interhunter.
Esta é a hora de incluir treinamentos no planejamento de 2024. Por onde o seu RH estratégico pode começar:
1-Avaliação abrangente do ano atual: realize uma análise minuciosa dos sucessos e desafios enfrentados ao longo de 2023 para compreender as áreas que precisam de melhorias.
2-Definição de metas claras e mensuráveis: estabeleça metas alinhadas com a visão e os objetivos da empresa e acompanhe o progresso para ajustar a estratégia, se for necessário.
3-Planejamento de treinamento e desenvolvimento: elabore um plano abrangente para contemplar as necessidades das equipes e desenvolver as habilidades para que cada colaborador alcance se pleno potencial.
4-Construção de experiências que incentivam a inovação: o método de pílulas do conhecimento (ou aprendizado) é bastante aderente. A proposta é realizar capacitações breves, de 2 horas ou 4 horas, em um programa estruturado que prioriza a interação entre as pessoas e aprofunda os temas em novos encontros.
“Funcionários que veem oportunidades de desenvolvimento dentro da empresa têm maior probabilidade de permanecer e contribuir a longo prazo”, ressalta Glaucia Benvegnú, diretora de relacionamento da Interhunter.
Conheça os treinamentos da Interhunter Academy e construa uma incrível jornada de desenvolvimento em 2024.
Veja os nossos temas:
–Programa para líderes: a transformação chefe, gerente e líder; virtudes e forças de caráter, pipeline da liderança, soft skills, entre outros.
–Cultura e Clima de alta performance: o visível e o invisível dentro das empresas que determinam os resultados; gestão de cultura, transformação cultural.
–Gestão para resultados com base na mentalidade: 5 S no dia a dia, KPIs eficientes, cultura de melhoria.
-Comunicação Assertiva e não violenta: a arte de influenciar, escuta ativa, práticas para feedback, conversas cruciais, empatia, pilares da negociação, assertividade, escrita assíncrona.
-Melhores práticas produtivas: ferramentas de qualidade, pilares do TPS, TPM – Manutenção produtiva total, ganhos e benefícios intangíveis.
-Segurança da informação: gestão de segurança da informação e privacidade de dados, melhores práticas em desenvolvimento seguro, avaliação de riscos, entre outros.
-Lei Geral de Proteção de Dados: introdução, conceitos e aplicabilidade, diferença entre dados pessoas e dados sensíveis, boas práticas e governança.
-Conselho consultivo e consultorias estratégicas.
Somos fonte de apoio para o seu RH.
Entre em contato e saiba mais!